segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Os Estereótipos

Uma coisa que me deixa realmente fora do sério é a mania, atualmente virou uma mania, de rotular uns aos outros. É muito simples colocar alguém dentro de uma caixinha e dizer: “fulano é metódico” (porque gosta de acordar no mesmo horário todos os dias, inclusive aos finais de semana), “cicrano é intelectual” (porque usa óculos), “a Mariazinha é detalhista” (pois sempre lembra de um detalhe que foge aos outros).

Tudo bem que temos características que são mais marcantes que outras, mas até aí sermos rotulados por apenas um lado nosso, por uma característica que o interlocutor percebeu como mais forte, dai-me forças Senhor!!!!! Se tal pessoa diz que somos de um determinado jeito é porque ela nos viu dessa maneira e deixou escapar uma série de outras qualidades e defeitos que os desavisados só percebem depois de algum tempo convivendo com a pessoa em questão. Muitas vezes, nem uma vida inteira é suficiente para conhecermos alguém.

Outro dia, na aula de inglês, tínhamos diversas palavrinhas para rever, todas elas sobre características e personalidades, tais como moody person (aquela pessoa que muda de humor a todo instante), confident (aquele que é seguro do que diz e pensa), observer (observador), shy (tímido), extroverted (oposto de shy), friendly (amistoso) e, tantos outros.

Vários exercícios propostos, vários diálogos entre os alunos até que a teacher sugeriu que analisássemos uns aos outros. Ela apontaria um de nós e os outros teriam que dizer o que aquela pessoa transmitia aos outros. “Tipo assim”, “what this person says to you?” .

A sala não é pequena e eu fiquei praticamente pro final, pois estava do lado oposto ao início do círculo. Quando chegou minha vez, todos exclamaram: analytical !!!! Eu falei: “Whyyyyyyyyyyyyyyy?”.

Como assim, todos da turma me vêem como uma pessoa analítica???? Ok, é uma boa qualidade ser analítica. Analytical = a logical mind. Uma pessoa que tem mente lógica. É uma boa qualidade. Mas, e o resto? Talkative (falante), friendly, nice (legal), open minded (cabeça aberta) – e pouco convencida(!). É até uma surpresa os colegas me reconhecerem dessa maneira, já que sempre optei pela área de humanas e não sou muito chegada aos números.

Então, fiquei pensando: será que nos tornamos aquilo que os outros percebem na gente? As pessoas nos vêem de uma determinada maneira, nos tratam de acordo e acabamos respondendo da maneira esperada. E vira uma bola de neve, você acaba se tornando o que elas esperam... Bom, fiquei meio confusa com o que acabei de escrever... Mas, é uma coisa para se pensar.

Nenhum comentário: