quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O Encanto de David di Michellangelo


Um museu que deve constar de sua lista de visitas em uma viagem à Itália é La Galleria dell'Accademia (Galeria da Academia), Florença. Lá, em meio a diversas obras de movimentos artísticos italianos, como Trecento I, Trecento II, Ottocento, alguns Gioto e diversas Madonnas (con Il Bambino e Santi, nel trono con Il Bambino, e variações do mesmo tema), vemos no centro da Galleria, imponente, David di Michellangelo.

Em um primeiro momento, é difícil acreditar que estamos vendo com os próprios olhos a escultura. Não estou falando apenas por mim, mas uma olhada ao redor e dava para ver a expressão de encanto e surpresa de todos que estavam ali. Literalmente, fiquei de boca aberta! Além da altura da obra, 4 metros, chama a antenção o jogo de claro e escuro, e também o local onde ela está exposta, em que uma clarabóia deixa a luz de fora entrar. A obra é de uma perfeição tão grande, com os detalhes dos músculos e o olhar de vitória de David, que temos quase certeza de que estamos diante de uma escultura feita por deuses.

Uma das esculturas mais famosas do mundo, David di Michellangelo está na Galleria dell'Academia desde 1873. A estátua, feita em mármore branco, foi idealizada entre os anos de 1501 e 1504 para ser colocada na Catedral de Florença.

Mas, Michelangelo criou um personagem bíblico sem roupas, com aspecto potente e de herói da Antiguidade. Então, na época, os administradores da cidade preferiram colocar a escultura em outro local: na Piazza della Signoria, em frente ao Palazzo Vecchio, onde ficou por cerca de 350 anos.

Símbolo dos ideais da Florença dos primeiros anos do século XVI, a grande figura de David, aos poucos, tornou-se sinônimo da perfeição das formas, caracterizada por uma beleza além de seu tempo.

Obviamente, não pude tirar fotos da escultura. Muitos japonses amalucados tentaram e, alguns, conseguiram, mas eu tenho uma certa noção do efeito negativo de milhares de flashs em um mármore branco e achei melhor nem tentar. A foto que tirei é de uma réplica que fica na Piazza della Signoria, primeiro endereço da obra. Não é como o original, mas é também imponente. Aliás, nesta mesma praça existem outras esculturas interessantes (não tanto como o David), mas isso já é assunto para outro post.

Vale a visita e vale o preço:

€ 10,00 e € 5,00 il ridotto (ou seja, meia entrada para crianças, estudantes e terceira idade)










Nenhum comentário: