sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Coldplay, no Brasil!

Sim, sim... esse título vem com ponto de exclamação. Em março a banda inglesa Coldplay fará apenas dois shows no Brasil - um no Rio de Janeiro, na apoteose, e outro aqui em Sampa, no Morumbi. Portanto, quem gosta da banda e é fã não pode demorar a comprar os ingressos que já estão a venda pelo site da Ticketmaster. Os shows acontecerão nos dias 28/02/2010, às 22h00, no Rio, e 02/03/2010, às 21h30, em São Paulo. Essa é a segunda vez que a banda vem ao Brasil. A primeira foi em 2003, durante uma turnê mundial.

O quarteto formado por Chris Martin, Jonny Buckland, Guy Berryman e Will Champion é mais um exemplo de banda que teve o início de sua formação em uma universidade. Martin e Buckland se conheceram em 1996, logo nos primeiros dias de aula na University College London (UCL). Logo depois Berryman se juntou à dupla e o trio formou o Pectoralz. No ano seguinte, o nome da banda mudou para Starfish. Em 1998, Will Champion ingressa na banda e, logo em seguida, o grupo tornou-se o Coldplay.

Em fevereiro deste ano, o álbum Viva la Vida or Death and All His Friends recebeu sete indicações para a 51º Edição Anual do Grammy Award nas categorias: Álbum do Ano (Viva la Vida or Death and All His Friends), Registro do Ano, Canção do Ano, Melhor Performance Vocal Pop por um Duo ou Grupo (para "Viva la Vida"), Melhor Canção de Rock, Melhor Performance de Rock por um Duo ou Grupo (para "Violet Hill") e Melhor Álbum de Rock (por Viva la Vida or Death and All His Friends). A banda conseguiu levar três prêmios nas categorias Canção do Ano para "Viva la Vida", Melhor Álbum de Rock para Viva la Vida or Death and All His Friends e Melhor Performance Vocal Pop por um Duo ou Grupo por "Viva la Vida".

Mas, nem tudo são flores para o Coldplay. Em dezembro de 2008 o guitarrista Joe Satriani abriu um processo de violação de direitos autorais contra a banda no Tribunal Federal de Los Angeles alegando que a banda copiou partes de seu instrumental "If I Could Fly", do álbum "Is There Love in Space?" na música "Viva la Vida". A banda também é acusada de plágio pelo músico Cat Stevens - que diz que o Coldplay copiou o arranjo de sua música "Foreigner Suit", também em "Viva la Vida".

Em recente entrevista ao Hampton Roads, o baterista Will Champion garantiu que a banda é inocente de todas as acusações e que não copiou canção alguma de ninguém. Ele declarou que acredita que algum tipo de transmissão musical entre artistas é inevitável: “Há elementos em nossa música que eu ouço em músicas de outras pessoas (...) Existem apenas oito notas em uma oitava e ninguém é proprietário delas. Há provavelmente 12 mil canções com a mesma sucessão de notas. Plágio, na minha opinião, é a intenção de roubar. O que certamente não fizemos e nem faremos."

Abaixo alguns vídeos da banda. Ah.... o Coldplay é demais!








Nenhum comentário: