quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Pevenção aos acidentes de trânsito

No Teleton deste ano (2010), levado ao ar pelo SBT, o jornalista Roberto Cabrini trouxe ao público uma campanha muito comovente de prevenção aos acidentes de trânsito. A campanha foi lançada no fim do ano passado na Austrália pela TAC (Transport Accident Commission - Comissão de Prevenção de Acidentes e Transportes da Austrália), em comemoração ao aniversário de 20 anos.

Não conhecia essa campanha da Austrália, mas pelo que li na internet, o trabalho levou a inúmeros acessos do público ao canal da TAC no Youtube (www.youtube.com/tac) desde que caiu nas redes sociais, transformando-o em um dos canais privados mais vistos, com mais de 3 milhões de acessos. O vídeo foi premiado com o Golden Pencil, entregue pelo júri especializado da One Show, premiação realizada na cidade de Nova Iorque.

A grande reação do público se dá pela junção das imagens mais memoráveis exibidas pelas campanhas da TAC, incluindo cenas de acidentes, pacientes com trauma e o drama das famílias que perderam um ente querido. Pesquisei um pouco mais e percebi que no País existem inúmeras outras campanhas tão impactantes quanto esta.

Acredito que as campanhas de prevenção aos acidentes de trânsito aqui no Brasil deveriam ter esse mesmo impacto. É pela força das imagens que as pessoas percebem que um acidente de carro ou um atropelamento podem ter conseqüências gravíssimas para o acidentado, sua família e ao próprio causador do acidente. Se no acidente o motorista estiver embriagado, a responsabilidade aumenta ainda mais.

Me sinto mais do que na obrigação de compartilhar este vídeo com vocês, pois tenho um parente muito próximo que foi vítima fatal de atropelamento. A conscientização é o primeiro passo para que o número de vítimas do trânsito diminua no Brasil.

Informações coletadas do: Portal CampaignBrief.

Nenhum comentário: