Em tempos de Copa do Mundo, nada como lembrar o impressionante plano-sequência do filme argentino "O Segredo dos Seus Olhos" em que os personagens Benjamin Espósito (Ricardo Darín) e Sandoval Campanella (Guilhermo Francella) vão até um estádio com 60 mil pessoas e, no meio de uma partida de futebol, tentam encontrar o autor de um estupro seguido de assassinato. Sequência central do filme, com quase 10 minutos de duração, a cena é praticamente uma aula de cinema de tão perfeita, e impressiona pelo realismo e didatismo.
O filme conta uma história policial e romântica, tramas típicas dos crimes passionais que estamos tão acostumados a acompanhar nos jornais diários. Ricardo Darín é o oficial de justiça aposentado que decide escrever sobre um caso mal resolvido de uma jovem que foi brutalmente assassinada por um antigo namorado. Na busca pela solução desse caso, o personagem vai atrás de sua antiga paixão e ex-chefe imediata Irene (Soledad Villamil).
O diretor Juan Jose Campanella desenvolve a história por meio de flashbacks da investigação do crime, do flerte entre o personagem principal e sua paixão pela colega de trabalho e a amizade deste com seu melhor amigo Sandoval. Com isso, o telespectador é enganado ao achar que o filme trata apenas de uma história de investigação criminal quando, na verdade, somos levados a participar de toda a problemática de vida de Espósito.
Já faz algum tempo que assisti ao filme e já esqueci detalhes importantes do roteiro. No entanto, a cena de perseguição no estádio de futebol é algo realmente impressionante e, apesar de não ter assistido a todos os outros filmes concorrentes, a premiação de melhor filme estrangeiro ao "O Segredo dos Seus Olhos" foi bem merecida.
A seguir, o plano-sequência:
Nenhum comentário:
Postar um comentário