Olha só que interessante: com uma ferramenta simples, como o Google Analytics, consigo saber quantas pessoas lêem meus textos, quantas vezes eles são acessados, de quais países são as fontes do acessos, qual o grau de fidelidade dos leitores e quais os principais meios de busca utilizados pelos interessados no blog. Qual não foi minha surpresa ao perceber que, apesar de poucos seguidores, este blog mantém o número de acessos e de exibições de páginas em um patamar razoável e constante desde que foi criado, em novembro de 2008.
O Google Analytics é um serviço gratuito oferecido pelo Google que, por meio de um código gerado pelo sistema, possibilita que o administrador do blog saiba as estatísticas de visitação ao site. Esse mecanismo de pesquisa foi criado especialmente para aqueles que utilizam o espaço principalmente para campanhas de marketing virtual. As informações do Analytics são atualizadas diariamente e os relatórios gerados podem ser mensais e até anuais.
Além da taxa de exibição de cada página, o recurso permite saber de onde vem os acessos ao blog - regiões do País e também de outos estados; quais os navegadores mais utilizados; a porcentagem de tráfego direto ao site e a taxa de rejeição - que é computada pelo número de acessos ao site e o tempo médio que o leitor se fixa em cada página. Desde que inseri o Analytics ao meu blog, o texto "Yôga e a invertida sobre a cabeça" está sempre entre os mais acessados e o fluxo vem de mecanismos de pesquisas aleatórias na internet. Por aí dá para perceber o quanto o assunto yôga está em voga.
O mais engraçado é que ao criar este blog não me preocupei com a questão dos números de acessos ou de qual estado ou País são meus leitores. A idéia era, e ainda é, única e exclusivamente exercitar a escrita, colocar as idéias para fora e dialogar com o mundo. Posso dizer que este é meu diário público, onde permito que pessoas que não conheço saibam o que penso e sinto sobre determinado assunto. É óbvio que com isso também me exponho. Mas, acredito que esta é uma exposição sadia e, de certa forma, sempre obtenho um feedback dos leitores, seja por meio de posts deixados no blog ou enviados por email, ou comentários - tanto críticos, quanto elogiosos - de amigos.
É, o mundo virtual ampliou mesmo as possibilidades de comunicação, expressão e interação do ser humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário