Ontem à noite, passeando com meu cachorro Frederico pelas ruas molhadas do centro, uma garota que estava na direção contrária puxou conversa. Afagou o cachorro, perguntou de que raça ele é e conversamos algumas amenidades.
Após alguns minutos, ela disse: "Adoro cachorro, mas não tenho porque fico o dia inteiro fora e ele iria sentir falta. E, também, passear por aqui é perigoso, não é?" Quando ia responder que não, que não é perigoso passear com o cachorro ali, ela começou a criticar o bairro e, pasmem, os nordestinos pela sujeira das ruas....
Não deu tempo de dizer à ela que a sujeira nas ruas não é culpa dos nordestinos e que, por ser filha de uma nordestina, achei aquele comentário de muito mal gosto e de um preconceito atroz. A moça em questão disparou a fazer comentários negativos ao povo nordestino e, quanto mais eu queria me desvencilhar daquele papo ignorante, mais ela falava absurdos.
É uma pena que o Frederico esteja tão mais calmo... Em outras épocas, quando ainda não tinha acertado os florais para baixar a sua ansiedade, eu poderia ter pedido a ele que desse uma boa mordida nas canelas da dita cuja. Porque, convenhamos, a mulher não sabe do que está dizendo.
Primeiro: os nordestinos são pessoas muito bem educadas e foram eles, ao lado dos imigrantes, principalmente os italianos, que ajudaram a construir, literalmente, a cidade de São Paulo. Segundo: a má-educação não é exclusividade dos nascidos em uma determinada região, ou Estado. É só andar pelos bairros mais ricos de São Paulo para ver os motoristas jogando lixo das janelas de seus carros, fechando outros motoristas e desrespeitando a faixa de pedestres. Terceiro: se o prefeito Kassab não tivesse cortado a verba para a limpeza, a cidade não teria tido tantos pontos de alagamento anteontem, após aquela chuva torrencial.
Portanto, o problema é muito mais complexo. Dizer que os bairros mais sujos de São Paulo são o Ipiranga e a Bela Vista e concluir que a culpa disso é a grande quantidade de nordestinos que mora nesses bairros (!) é construir uma equação doida, para falar o mínimo.
Estamos quase em 2010 e ainda sou obrigada a ouvir essas asneiras... Puxa, devia mesmo ter feito o Fred morder as canelas daquela infeliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário