Um frio de 9º em plena segunda-feira, à noite... Ir ou não ir à aula de yôga? Primeira opção, lógico. Os exercícios respiratórios aquecem tanto o corpo que saimos da aula agradecendo a Deus por estas práticas existirem.
Os pranayamas são exercícios respiratórios que aquecem o corpo e o preparam para os ásanas, posturas do yôga. As respirações abdominais profundas, em que inspiramos e expiramos pelo nariz, profundamente e rapidamente, sem mover as costelas, são ótimas para trazer consciência ao corpo do praticante. Em seguida, os movimentos abdominais, em que expiramos completamente o ar e, com os pulmões vazios, movimentamos o abdome para dentro e para fora várias vezes seguidas, aquece tanto que temos a impressão de que alguém ligou o aquecedor da sala.
Ontem, a aula foi focada em flexibilidade. A instrutora Fernanda é o máximo e fala tão docemente para a gente ficar na posição mais um pouquinho que nem percebemos que já se passaram quase cinco minutos que estamos em uma torção "quase impossível". Para finalizar a aula, uma "divertida", como chamamos o sirsasana, invertida sobre a cabeça. Estou conseguindo, estou conseguindo... Êba!
Abaixo, posto um link para um vídeo do Youtube em que fizeram uma montagem de um instrutor do Rio de Janeiro praticando yôga com o rosto do ator Márcio Garcia. A idéia era divulgar a novela Caminhos da Índia e, consequentemente, o yôga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário