Em dezembro, não escrevi uma linha neste blog.... Vários foram os motivos: correria de final de ano; pesquisa de preços para a compra das lembracinhas - afinal os comentaristas econômicos falam sobre a crise todos os dias e acabei acreditando que vamos sofrer, sim, com a irresponsabilidade dos americanos que criaram uma bolha imobiliária que acabou estourando; o inevitável amigo secreto da "firma" e, finalmente, o aniversário - que me fez pensar em várias coisas mas, ao invés de trazer palavrinhas para colocar no papel, trouxe pensamentos, pensamentos, pensamentos.
E, para escrever, não bastam apenas os pensamentos. É preciso juntar uma palavrinha com outra, com outra, com outra, assim c0mo fazemos quando costuramos uma colcha de retalhos. Não basta apenas um pedaço de pano, mas sim vários pedaços de pano, de várias peças de roupas e, quando vemos, a colcha está pronta.
Mas, em dezembro, os pedaços de pano não estavam se juntando. Eles estavam soltos e não viravam colcha... Não viravam textos. Então, o ano acabou sem um "adeus" neste blog. Talvez a dificuldade maior seria acreditar que mais 366 dias haviam passado - já que 2008 foi ano bissexto, e mais uma folhinha estava sendo trocada.
O aniversário, junto com a virada de ano, realmente me fez pensar sobre a passagem do tempo. A inexorável passagem do tempo. Implacável para todos. Não é apenas o tempo que passa que me faz pensar, mas todos os acontecimentos que vivi, as pessoas que conheci, os conhecimentos que adquiri, as verdades em que acreditei. Ou melhor, tudo isso no presente: os acontecimentos que vivo, as pessoas que conheço, os conhecimentos que adquiro e as verdades em que acredito.
Mas, a vida não é feita apenas de pensamentos, mas também de ação. Principalmente de ação. Então, resolvi sentar em frente ao computador e tentar escrever alguma coisa. A escrita, como tudo na vida, depende da ação, do trabalho, de transpiração. Como aprendi na faculdade: um texto bom depende 90% de transpiração e 10% de inspiração.
Que 2009 seja um ano de muita transpiração, mas também de inspiração. Tenho fé em Deus que serei afortunada e terei mais de 10% de inspiração. É isso aí: fôlego total para 2009. Para todos nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário